MORTE


No que se refere à morte, o luto pelo desaparecimento de um companheiro dura em geral muito tempo. Junto aos Sintos parece prevalecer o costume de queimar-se a kampína (o trailer) e os objectos pertencentes ao defunto.

Os ciganos acreditam na vida após a morte e seguem todos os rituais para aliviar a dor de seus antepassados que partiram. Costumam colocar no caixão da pessoa morta uma moeda para que ela possa pagar o canoeiro a travessia do grande rio que separa a vida da morte.

Antigamente costumava-se enterrar as pessoas com bens de maior valor, mas devido ao grande número de violação de túmulos este costume teve que ser mudado.

Os ciganos não encomendam missa para seus entes queridos, mas oferecem uma cerimónia com água, flores, frutas e suas comidas predilectas, onde esperam que a alma da pessoa falecida compartilhe a cerimónia e se liberte gradativamente das coisas da Terra.

As cerimónias fúnebres são chamadas "Pomana" e são feitas periodicamente até completar um ano de morte. Os ciganos costumam fazer oferendas aos seus antepassados também nos túmulos.
O povo cigano acredita na vida após a morte e costuma fazer todos os rituais de purificação da alma para que ela se livre do karma da terra e siga em paz seu caminho de luz. Não existe missa para os entes queridos. Mas, os ciganos oferecem uma cerimônia com água, flores, frutas e suas comidas prediletas, onde esperam que a alma compartilhe com a festa e se liberte das coisas da terra. Antigamente, enterravam os membros do grupo com todos os seus bens, para pagar o canoeiro que atravessa o grande rio que separa a vida da morte. As oferendas são feitas também nos túmulos e as celebrações duram um ano.

5 comentários: