COSTUMES E TRADIÇÕES DO POVO CIGANO

OS PRECONCEITOS

Os ciganos não se esforçam por quebrar as barreiras que os separam dos demais povos, talvez por saberem que se abrirem os limites de seus acampamentos aos gadjês, ou não-ciganos, a mescla dos povos será inevitável, as tradições perderão sua pureza, os costumes, os hábitos, os princípios e os valores serão de tal maneira modificados, que paulatinamente acabariam por destruir e matar o povo cigano.


Cito aqui alguns casos das consequências do que o preconceito fez esse povo sofrer:

A Igreja os condenava por práticas ligadas ao sobrenatural, como a leitura das mãos e a cartomancia, a discriminação e o preconceito, que até hoje perseguem este povo, devido aos hábitos diferentes de vida, sobrevivendo sempre à margem da sociedade.


Na Sérvia e na Romênia foram escravos e presos, sendo caçados com muita crueldade, além de sofrerem bárbaros tratamentos. A presença de bandos de ex-militares e mendigos entre os ciganos contribuiu para piorar sua imagem.

Outras lendas contam que foram os ciganos os fabricantes dos pregos que serviram para crucificar Jesus. Por isso, o clima de grande preconceito se revela nas manifestações que diziam ser os ciganos descendentes de Caim e, portanto, malditos.

Por conta disso, matanças, torturas e deportações foram praticadas em vários países, principalmente com a consolidação dos estados nacionais, principalmente na Europa, como a Alemanha nazista, na década de 30.

Na época do nazismo, muitos ciganos foram levados aos campos de concentração e exterminados. Calcula-se que meio milhão de ciganos tenha sido eliminado durante o regime nazista.

Atualmente esse povo tão sofrido e, ao mesmo tempo tão alegre, se encontra espalhado por todo o mundo, desde a India, África, regiões asiáticas, Europa, América Latina, incluindo o Brasil, onde alguns grupos conservam as populações seminômades, conhecidas por "Ciganos que permaneceram na Pátria" são os Lambadi ou Banjara. Essa raça tão mística sobrevive hoje de artesanato, comércio de tapetes, especiarias e arte difundida em metal. São regadas a festa, música e várias superstições.




O IDIOMA

Uma das maneiras de os ciganos se manterem unidos, vivos, com suas tradições preservadas é o idioma universalmente falado por eles, o romani ou rumanez, que é uma linguagem própria e exclusiva.

“É expressamente proibido ensinar o romani para os não-cigano; e os ciganos fieis às tradições, que prezam sua origem, seus irmãos de raça, que são verdadeiros ciganos, sabem disto.

Portanto, quando alguém que se diz cigano quiser ensinar o romani, geralmente às custas de dinheiro, ou então passar segredos e as íntimas particularidades da vida cigana é bom ter cuidado, pois com certeza, ele ou ela não é um autêntico cigano, obediente aos preceitos e princípios de seu povo. Ele poderá ser até cigano de origem, mas não será mais um cigano de alma e coração capaz de manter a honradez de seus antepassados e contemporâneos autênticos.”

Dicionário Cigano? Pode ser que um dia estas pessoas de vida tão reservada quanto às suas peculiaridades desistam desse estilo de ser e estar, abram as fronteiras de seus acampamentos e aceitem sem reservas a miscigenação. Então surgirão dicionários ciganos. Contudo, será que ainda existirão ciganos?




A TRANSMISSÃO ORAL DOS ENSINAMENTOS

O romani é uma língua ágrafa, ou seja, uma língua ou idioma sem forma escrita. Portanto, para sua perpetuação o romani conta somente com a transmissão oral de uma geração para outra, de pai para filho. Não existem livros ensinando uma linguagem, que não tem sequer uma apresentação gráfica definida, pois se os ciganos tivessem se originado na Índia teríamos os caracteres sânscritos, mas como encontramos ciganos em quase todas as partes do mundo, o romani poderia ter os caracteres da escrita russa, ou egípcia, latina, grega, árabe ou outra qualquer.

Assim como o idioma, todos os demais ensinamentos e conhecimentos da cultura e tradição ciganas dependem exclusivamente da transmissão oral. Os mais velhos ensinam aos mais jovens e às crianças os conhecimentos do passado, o pensamento e a maneira de viver herdados dos ancestrais.





OS CIGANOS E AS PROFISSÕES

Junto com a modernidade, o aumento progressivo das cidades, os ciganos foram ficando cada vez mais limitados em suas andanças, tornando-se mais sedentários ou passando a morar mais tempo no mesmo lugar.


Assim as profissões mais freqüentes são as do comércio e as ligadas às artes, principalmente à musica. Cantores, compositores, músicos, dançarinos, surgem com suas melodias, passos marcantes de dança, como a flamenca da Espanha, trazendo alegria e energia contagiantes para os recintos onde se apresentam.

Ao longo do tempo fizeram e ainda fazem parte de troupes circenses, uma vez que o mundo do circo sempre mudando de lugar, combina perfeitamente com o pensamento e sentimento ciganos.

A leitura de cartas e das mãos pelas mulheres ciganas também rende dinheiro, porém essa atividade não é considerada uma atividade profissional, mas um ato de devoção à fé cigana.

O povo cigano é um povo honesto, que vive procurando manter sua dignidade e honradez, não sendo procedente a reputação de ladrões que lhes é imputada.





O CRIS-ROMANI

Para os ciganos a liberdade e a interação com a natureza constituem bens do mais alto valor e estima, o que os motiva a obedecerem à um código de ética e moral até rigoroso.

Nada mais enganoso que julgá-los estroinas, devassos, desregrados ou amorais. Seu amor pela família e pelo grupo, sua consciência que é o seu reto proceder - talvez a única forma de preservar e perpetuar suas origens e o próprio povo.

São obedientes às leis universais, como não roubar e não matar. Quando um cigano ou uma cigana infringe as leis é convocado o Tribunal de Justiça ou o Cris-romani, formado por ciganos idosos ou pelos mais velhos do grupo, que julgam os infratores, procurando exercer seu papel com o mais alto sentido de responsabilidade e respeito.

O Cris-romani é falado totalmente em romani, e nele somente os homens podem se manifestar. No caso de o infrator ser uma mulher, um homem fala por ela fazendo seus apelos e oferecendo suas explicações ou justificativas.




TRIBOS OU CLÃS?

Os Ciganos não gostam e não aceitam a palavra tribo para denominar seus grupos, pois não possuem chefes equivalentes aos caciques das tribos indígenas, nas mãos de quem está o poder.

“Os ciganos também não possuem pajés ou curandeiros, ou ainda um feiticeiro em particular, pois cada cigano e cigana tem seus talentos para a magia, possui dons místicos, sendo portanto um feiticeiro em si mesmo. Todo povo cigano se considera portador de virtudes doadas por Deus como patrimônio de berço, cabendo à cada um desenvolver e aprimorar seus dons divinos da melhor e mais adequada maneira.


Existem autores que citam que cada grupo cigano tem seu feiticeiro particular denominado kakú, porém esta palavra no idioma romani significa apenas tio, não tendo qualquer credibilidade esta afirmação.

Os ciganos preferem e acham mais correto o termo clã para denominar seus grupos.




A FAMÍLIA

O comando da família é exercido de maneira completa e responsável pelo homem. Ele é o líder e à ele competem a proteção, a segurança e o sustento da família. A mulher e os filhos o respeitam como máxima autoridade e lhe são inteiramente subordinados.

São os homens que resolvem as pendências, acertam o casamento dos filhos, decidem o destino da viagem e se reúnem em conselhos sobre assuntos abrangentes e comuns ao Clã.

As mulheres ciganas não trabalham fora do lar e quando vão às ruas para ler a sorte, esta tarefa é entendida como um cumprimento de tradições e não como parte do sustento da família, apesar de elas entregarem aos maridos todo o dinheiro conseguido.

Os ciganos formam casais legítimos unidos pelos laços do matrimônio, não fazendo pare de seus costumes viverem amasiados ou aceitarem o concubinato. Vivem juntos geralmente até a morte e raramente ocorrem entre eles separações ou divórcios, que somente acontecem se existir uma razão muitíssimo grave e com decisão do Tribunal reunido para julgar a questão.

Os pares ciganos, marido e mulher, são muito reservados e discretos em público, não trocando nenhum tipo de carinho que possa ser entendido como intimidade, que é vivida somente em absoluta privacidade.

Enquanto o homem representa o esteio e o braço forte da família, a mulher significa o lado terno e de proteção espiritual dos lares ciganos.

Cabe às mulheres cuidarem das tarefas do lar e as meninas ficam sempre ao redor da mãe, auxiliando nos trabalhos da casa, ajudando a cuidar dos irmãos menores e aprendendo as tradições e costumes como a execução da dança, a leitura das cartas e das mãos, a realização dos rituais e cerimônias, os preceitos religiosos.

Se uma criança ou jovem cigano sai dos eixos, tem um comportamento inadequado ou procede mal, geralmente mulher é responsabilizada por tais feitos.



OS REPRESENTANTES DA SABEDORIA

Talvez em todo o clã cigano, sejam os idosos os merecedores da mais alta estima e respeito. Eles são vistos e tratados como os detentores da sabedoria, da experiência de vida acumulada e seus conselhos são ouvidos pelos jovens e pelos adultos como sendo a voz do conhecimento aprendido na prática da vida do dia-a-dia.

Responsáveis pela transmissão oral dos ensinamentos e tradições, eles são considerados como sábios, o passado vivo e manda a tradição que os mais jovens lhes beijem as mãos em sinal de respeito. Possuem lugar de destaque nas festividades e cerimônias, atuando também como conselheiros e consultores nos tribunais de justiça.

Eles são cuidados com desvelo e tratados com toda a dignidade pelos demais. Esta forma de tratamento faz com que se mantenham lúcidos até o final de suas vidas, pois nada é mais doentio para uma pessoa idosa de qualquer sociedade do que ser tratada como resto, uma pessoa inútil e sem valor, um fardo ser carregado pelos mais jovens.





51 comentários:

  1. Achei muito interesante, sou filho de cigano e não fui criado com meu pai, pois minha mãe não é cigana. Fui morar algumas vezes mais sempre voltava pois os costumes não eram adaptavéis para mim, mas carrego em mim muitas coisas do meu sague cigano e respeito e me sinto bem em dizer q sou cigano, levo em mim o espirito de músico e outras qualidades de meus antepassados... Obrigado

    ResponderExcluir
  2. adorei eu nao pensava que a vida desse povo tao sofrido era de uma pureza tao grande amo de paixao essa linha cigana e sempre que puder virei em sua pagina ver e rever tudo que vc mostra desse povo tao maravilhoso parabens

    ResponderExcluir
  3. Oiii Ishani,
    Estou adorando seu blog, adoro a cultura cigana, estou te seguindo. Espero que me visite tb no www.amoescreverblog.blogspot.com
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Sou muito amante da cultura e história do povo cigano....eu sou espirita e meu espirito amigo é de uma cigana....
    Muitas coisas lidas aqui batem com as atitudes e conselhos dela.
    Amo o povo cigano e vou fazer o meu casamento de modo cigano embora eu não conheça muito bem como funciona.

    ResponderExcluir
  5. como é bonita e triste a estória ciganas , amo esse povo cigano gostaria de ter uma oportunidade conhece -los .

    ResponderExcluir
  6. como é bonita e triste a estória ciganas , amo esse povo cigano gostaria de ter uma oportunidade conhece -los .

    ResponderExcluir
  7. Desde moça tenho uma cigana que me acompanha a vida toda, e as vezes acho até que sou eu mesma...tenho visões espetaculares de passagem com o povo cigano e tive um grande amor cigano,místico e arrebatador e busco sempre conhecimento deste povo lindo...

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Maria Padilha das Almas,(ns)vai ficar de quatro por mim(ll)e eu não vou mais sofrer por você (ns).
      Pelos poderes de Maria Padilha toda poderosa rainha do cruzeiro das almas e de toda sua falange, eu profetizo que (ns) vai ser meu por inteiro,vai pedir para nunca a deixar e pedir para ficar para sempre com ele.(ns) não vai aguentar um dia sequer sem falar comigo ( ll),ele não vai conseguir sair com amigos,nem família sem que ouça minha voz o tempo todo,a todo instante e toda noite. E mesmo distante, minha imagem e meu jeito não sairá de seu pensamento, quase o levando a loucura e com muita necessidade de me ver.
      Eu te chamo (ns ns ns ns ns ns ns ns).O perdão reconstrói o perdão refaz. Com o poder de Maria Padilha vão onde (ns) estiver agora e que ele comece pensar em mim ( ll)sem parar,a todo momento do seu dia e noite e vai sentir um desejo incontrolável de me ver hoje e sempre, ele tem que me procurar e estar comigo agora. A falange de Maria Padilha soprando meu nome(ll)em seu ouvido para que você enlouqueça de amor por mim. A falange vai soprar dia e noite, noite e dia até você parar de lutar contra seu amor por mim. (Ns) que você não tenha paz nem sossego,que lembre de mim (ll)a todo momento,lembre de minha imagem,de meu sexo,ouça meu nome sem parar onde estiver, neste momento eu te chamo ( ns ns ns ns ns ns), não terá um momento de paz enquanto não se entregar a mim (ll)totalmente, a partir de agora você (ns) será meu. que venha ardendo de paixão, sedento de desejo e tesão, que esqueça e perdoe o que aconteceu no passado, destrave e se entregue, esqueça as dores de amor, medos, esqueça as dores de amor, medos, esqueça as outras mulheres, família, amigos e tudo o que essas pessoas provocaram em você e se dê uma nova chance de ser feliz ao meu lado (LL)hoje hoje,hoje,hoje,hoje,hoje,hoje,louco de amor, muito adulto e verdadeiro. Onde você(Ns) estiver neste instante, estará querendo me abraçar com carinho,amor e com paixão e me querendo como louco. Eu também te quero, então vamos nos unir pelo poder de Maria Padilha das Almas 7x te chamo (Ns ns ns ns ns ns ns ns) para que meu nome (Ll) sussurrem em seus ouvidos sem parar. Você(Ns)esteja preso a mim (Ll), esta preso a mim nos 7 nós e nos 7 guizos das saias de Maria Padilha das Almas de sua falange, que daqui a pouco você me procure cheio de tesão,paixão,saudades,louco para vir agora entregar-se todinho para mim e nunca mais vá embora e iremos ficar juntos. (NS) você já é meu e está lembrando de tudo e dos momentos felizes que passou ao meu lado. Já e pelo poder de Maria Padilha das Almas assim seja, assim será, assim já é, amém!
      Desde já te agradeço minha rainha poderosa,use seus poderes e acione os guias de (Ns)para auxilio de cura e desbloqueio dessa homem para ele voltar rapidamente para mim(Ll).
      Obrigada minha forte e poderosa Maria Padilha das Almas rainha das Sete Encruzilhadas. Eu creio em ti,confio em ti,Maria Padilha, obrigado por tudo e levarei seu nome aos quatro cantos do mundo para que todos conheçam o teu forte e poderoso poder. Domina esse homem (Ns) para mim (Ll) agora e sempre,deixando ele ponto de enlouquecer e se entregar totalmente para mim. Salve Maria Padilha das Almas rainha das sete encruzilhadas!

      Excluir
    2. Maria Padilha das Almas,(ns)vai ficar de quatro por mim(ll)e eu não vou mais sofrer por você (ns).
      Pelos poderes de Maria Padilha toda poderosa rainha do cruzeiro das almas e de toda sua falange, eu profetizo que (ns) vai ser meu por inteiro,vai pedir para nunca a deixar e pedir para ficar para sempre com ele.(ns) não vai aguentar um dia sequer sem falar comigo ( ll),ele não vai conseguir sair com amigos,nem família sem que ouça minha voz o tempo todo,a todo instante e toda noite. E mesmo distante, minha imagem e meu jeito não sairá de seu pensamento, quase o levando a loucura e com muita necessidade de me ver.
      Eu te chamo (ns ns ns ns ns ns ns ns).O perdão reconstrói o perdão refaz. Com o poder de Maria Padilha vão onde (ns) estiver agora e que ele comece pensar em mim ( ll)sem parar,a todo momento do seu dia e noite e vai sentir um desejo incontrolável de me ver hoje e sempre, ele tem que me procurar e estar comigo agora. A falange de Maria Padilha soprando meu nome(ll)em seu ouvido para que você enlouqueça de amor por mim. A falange vai soprar dia e noite, noite e dia até você parar de lutar contra seu amor por mim. (Ns) que você não tenha paz nem sossego,que lembre de mim (ll)a todo momento,lembre de minha imagem,de meu sexo,ouça meu nome sem parar onde estiver, neste momento eu te chamo ( ns ns ns ns ns ns), não terá um momento de paz enquanto não se entregar a mim (ll)totalmente, a partir de agora você (ns) será meu. que venha ardendo de paixão, sedento de desejo e tesão, que esqueça e perdoe o que aconteceu no passado, destrave e se entregue, esqueça as dores de amor, medos, esqueça as dores de amor, medos, esqueça as outras mulheres, família, amigos e tudo o que essas pessoas provocaram em você e se dê uma nova chance de ser feliz ao meu lado (LL)hoje hoje,hoje,hoje,hoje,hoje,hoje,louco de amor, muito adulto e verdadeiro. Onde você(Ns) estiver neste instante, estará querendo me abraçar com carinho,amor e com paixão e me querendo como louco. Eu também te quero, então vamos nos unir pelo poder de Maria Padilha das Almas 7x te chamo (Ns ns ns ns ns ns ns ns) para que meu nome (Ll) sussurrem em seus ouvidos sem parar. Você(Ns)esteja preso a mim (Ll), esta preso a mim nos 7 nós e nos 7 guizos das saias de Maria Padilha das Almas de sua falange, que daqui a pouco você me procure cheio de tesão,paixão,saudades,louco para vir agora entregar-se todinho para mim e nunca mais vá embora e iremos ficar juntos. (NS) você já é meu e está lembrando de tudo e dos momentos felizes que passou ao meu lado. Já e pelo poder de Maria Padilha das Almas assim seja, assim será, assim já é, amém!
      Desde já te agradeço minha rainha poderosa,use seus poderes e acione os guias de (Ns)para auxilio de cura e desbloqueio dessa homem para ele voltar rapidamente para mim(Ll).
      Obrigada minha forte e poderosa Maria Padilha das Almas rainha das Sete Encruzilhadas. Eu creio em ti,confio em ti,Maria Padilha, obrigado por tudo e levarei seu nome aos quatro cantos do mundo para que todos conheçam o teu forte e poderoso poder. Domina esse homem (Ns) para mim (Ll) agora e sempre,deixando ele ponto de enlouquecer e se entregar totalmente para mim. Salve Maria Padilha das Almas rainha das sete encruzilhadas!

      Excluir
  9. "O Céu é meu teto; a Terra é minha pátria e a Liberdade é minha religião".
    não posso deixar de partilhar esta frase que traduz um sentimento tão profundo

    ResponderExcluir
  10. eu adoraria saber mais deste lindo povo pois tenho familiares cigano e seu que sou uma delas apesar que na o convivo com minha afamilia,me atrai a dança e o idioma

    ResponderExcluir
  11. eu adoraria saber mais deste lindo povo pois tenho familiares cigano e seu que sou uma delas apesar que na o convivo com minha afamilia,me atrai a dança e o idioma

    ResponderExcluir
  12. Amo esse lindo povo.Gosto de ler ,conhecere conversar com ciganos.Pena que a ignorância e falta de respeito com esse povo faz com que o sofrimento ocorra.Amei as informações,acredito que se todos pudessem adquirir conhecimento sobre a cultura cigana metade do sofrimento acabaria. Enfim salve Santa Sarah.



    ResponderExcluir
  13. Amo esse lindo povo.Gosto de ler ,conhecere conversar com ciganos.Pena que a ignorância e falta de respeito com esse povo faz com que o sofrimento ocorra.Amei as informações,acredito que se todos pudessem adquirir conhecimento sobre a cultura cigana metade do sofrimento acabaria. Enfim salve Santa Sarah.



    ResponderExcluir
  14. Por incrível que pareça, fiquei encantada por esse povo depois de assistir um programa da série "Troca de Família". Me interessei bastante por conhecer mais a fundo sobre eles!

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde a todos, sou Gustavo de Vitória ES tenho 29 anos e tem 3 meses que descobrir que sou adotado, filho de cigano, agora entendo porque dos meus costumes kkk. Não sei que é meu pai nem minha mãe, só sei que ela se chama MARIA DA PAZ.

    ResponderExcluir
  16. muito lindo o blog,felicito quem fez o blog.
    fiquei muito feliz em saber que a bíblia esta sendo traduzida para o idioma deles,pois esse livro mudou a minha vida.

    ResponderExcluir
  17. Oi eu sou cigano. Sou descendente de ciganos espanhois e vivo em portugal, nao me levem a mal, se calhar voces têm uma versao diferente da nossa historia, mas a historia cigana nao é bem assim. E a nossa lingua vai mudando de tempos em tempos porque depende do pais em que vivemos. E a lingua cigana nao e romani mas sim romanon

    ResponderExcluir
  18. Oi eu sou cigano. Sou descendente de ciganos espanhois e vivo em portugal, nao me levem a mal, se calhar voces têm uma versao diferente da nossa historia, mas a historia cigana nao é bem assim. E a nossa lingua vai mudando de tempos em tempos porque depende do pais em que vivemos. E a lingua cigana nao e romani mas sim romanon

    ResponderExcluir
  19. Eu sou filha de cigano mais não os conheço pois fui deixada com 12 horas de nacida.e tenho vontade de conhecer.

    ResponderExcluir
  20. Eu sou filha de cigano mais não os conheço pois fui deixada com 12 horas de nacida.e tenho vontade de conhecer.

    ResponderExcluir
  21. Eu sou filho de cigano misturando com brasileira morei pouco tempo com ele. Algumas coisa ai ta errada as liguagem. Muda com a mudanca qui vc faz de uma cidade pra outra ela

    ResponderExcluir
  22. muito triste ! Quando a gente conhece um pouco sobre os ciganos passamos a ter outra visão...

    ResponderExcluir
  23. muito triste ! Quando a gente conhece um pouco sobre os ciganos passamos a ter outra visão...

    ResponderExcluir
  24. eu sempre adorei e respeitei os ciganos gostaria de um dia poder conhecer vcs suas culturas pq adoro o brilho a alegria as danças de vcs parabens

    ResponderExcluir
  25. como saber se uma pessoa tem origem cigana?

    ResponderExcluir
  26. Estou, à partir de agora, estudando a história e a cultura cigana movido por um trabalho de pintura que precisei fazer para uma pessoa que pratica a religião Umbandista pois trate-se de de uma cena da vida cigana e então meu interesse passou a ser direcionado para este estudo. Gostei do escrito e gostaria de ler muito mais, por isso peço que não pares de escrever sobre este assunto, amigo!Um dos motivos é exatamente as particularidades deste povo que motiva muito os temas para a minha pintura e outra é que me identifico muito com eles pelo fato que fui e sou um aventureiro e , como tal, um tanto itinerante. Meus parabéns ... abraços!

    ResponderExcluir
  27. Estou, à partir de agora, estudando a história e a cultura cigana movido por um trabalho de pintura que precisei fazer para uma pessoa que pratica a religião Umbandista pois trate-se de de uma cena da vida cigana e então meu interesse passou a ser direcionado para este estudo. Gostei do escrito e gostaria de ler muito mais, por isso peço que não pares de escrever sobre este assunto, amigo!Um dos motivos é exatamente as particularidades deste povo que motiva muito os temas para a minha pintura e outra é que me identifico muito com eles pelo fato que fui e sou um aventureiro e , como tal, um tanto itinerante. Meus parabéns ... abraços!

    ResponderExcluir
  28. LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…
    Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)….

    Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).

    Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre a de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que a venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele a não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).

    Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas the manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma

    ResponderExcluir
  29. A verdade esta muito além das palavras escritas aqui, sei o que é ser cigano, nos mulheress não temos o direito de frequentar escolas ou sairmos a ver os parques ou shoping,quem assim o faz é esquecido pelo seu povo

    ResponderExcluir
  30. Oi! Não sei porque de repente fiquei com vontade de saber mais do povo e a tradição cigana desde quando fui à Fortaleza aqui no Brasil e eis que uma cigana se aproximou de me e quis lê a minha mão, mais so que no momento eu estava sem grana então não pude saber mais o que ela tinha para mim dizer, mais fiquei com uma vontade enorme de saber mais apesar que ela falou algo que estava acontecendo na minha vida naquele dia e fiquei muito impressionada com o que eu ouvi apesar de ouvir várias coisas ruins dos ciganos mais em nenhum momento tive medo senti sim uma certa paz e ela mandou eu ficar alerta. Passei a gostar muito de vcs e gosto e acho bonito o povo e a dança cigana💐

    ResponderExcluir
  31. Sou neta de ciganos convivi com eles na infância mais com a separação de meus pais acabei me afastando deles e dos costumes sinto muita falta dos costumes carrego em mim muitas coisas que não consigo compreender e queria muito saber como voltar a fazer parte do meu povo.

    ResponderExcluir
  32. Sou neta de ciganos convivi com eles na infância mais com a separação de meus pais acabei me afastando deles e dos costumes sinto muita falta dos costumes carrego em mim muitas coisas que não consigo compreender e queria muito saber como voltar a fazer parte do meu povo.

    ResponderExcluir
  33. Bem legal e muito agradável poder saber desta cultura que nos desperta muitas curiosidades.

    ResponderExcluir
  34. Eu amo de todo o coraçao o povo sua cultura. As palavras sao poucas para dizer o quanto amo e admiro. Meu sonho e conhecer mais e se possivel viver mais com eles.

    ResponderExcluir
  35. Que legal... Aqui em nosso município Equador RN tem uma comunidade cigana e tenho primos ciganos. E estamos trabalhando essa temática em nossas escolas...

    ResponderExcluir
  36. LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…

    Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)…

    Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).

    Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre sempre GBNB de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar sempre Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que GBNB venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele GBNB não pense, nem olhe mais para outras… mas somente para MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).

    Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em um forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida

    ResponderExcluir
  37. Parabéns cara,seu texto está muito detalhado e muito bem explicado!Muito obrigado, me ajudou *PERFEITAMENTE* na minha lição de casa! Mais uma vez obrigado , e continue assim que você tem futuro!!!

    ResponderExcluir
  38. Maria Padilha das Almas,(ns)vai ficar de quatro por mim(ll)e eu não vou mais sofrer por você (ns).
    Pelos poderes de Maria Padilha toda poderosa rainha do cruzeiro das almas e de toda sua falange, eu profetizo que (ns) vai ser meu por inteiro,vai pedir para nunca a deixar e pedir para ficar para sempre com ele.(ns) não vai aguentar um dia sequer sem falar comigo ( ll),ele não vai conseguir sair com amigos,nem família sem que ouça minha voz o tempo todo,a todo instante e toda noite. E mesmo distante, minha imagem e meu jeito não sairá de seu pensamento, quase o levando a loucura e com muita necessidade de me ver.
    Eu te chamo (ns ns ns ns ns ns ns ns).O perdão reconstrói o perdão refaz. Com o poder de Maria Padilha vão onde (ns) estiver agora e que ele comece pensar em mim ( ll)sem parar,a todo momento do seu dia e noite e vai sentir um desejo incontrolável de me ver hoje e sempre, ele tem que me procurar e estar comigo agora. A falange de Maria Padilha soprando meu nome(ll)em seu ouvido para que você enlouqueça de amor por mim. A falange vai soprar dia e noite, noite e dia até você parar de lutar contra seu amor por mim. (Ns) que você não tenha paz nem sossego,que lembre de mim (ll)a todo momento,lembre de minha imagem,de meu sexo,ouça meu nome sem parar onde estiver, neste momento eu te chamo ( ns ns ns ns ns ns), não terá um momento de paz enquanto não se entregar a mim (ll)totalmente, a partir de agora você (ns) será meu. que venha ardendo de paixão, sedento de desejo e tesão, que esqueça e perdoe o que aconteceu no passado, destrave e se entregue, esqueça as dores de amor, medos, esqueça as dores de amor, medos, esqueça as outras mulheres, família, amigos e tudo o que essas pessoas provocaram em você e se dê uma nova chance de ser feliz ao meu lado (LL)hoje hoje,hoje,hoje,hoje,hoje,hoje,louco de amor, muito adulto e verdadeiro. Onde você(Ns) estiver neste instante, estará querendo me abraçar com carinho,amor e com paixão e me querendo como louco. Eu também te quero, então vamos nos unir pelo poder de Maria Padilha das Almas 7x te chamo (Ns ns ns ns ns ns ns ns) para que meu nome (Ll) sussurrem em seus ouvidos sem parar. Você(Ns)esteja preso a mim (Ll), esta preso a mim nos 7 nós e nos 7 guizos das saias de Maria Padilha das Almas de sua falange, que daqui a pouco você me procure cheio de tesão,paixão,saudades,louco para vir agora entregar-se todinho para mim e nunca mais vá embora e iremos ficar juntos. (NS) você já é meu e está lembrando de tudo e dos momentos felizes que passou ao meu lado. Já e pelo poder de Maria Padilha das Almas assim seja, assim será, assim já é, amém!
    Desde já te agradeço minha rainha poderosa,use seus poderes e acione os guias de (Ns)para auxilio de cura e desbloqueio dessa homem para ele voltar rapidamente para mim(Ll).
    Obrigada minha forte e poderosa Maria Padilha das Almas rainha das Sete Encruzilhadas. Eu creio em ti,confio em ti,Maria Padilha, obrigado por tudo e levarei seu nome aos quatro cantos do mundo para que todos conheçam o teu forte e poderoso poder. Domina esse homem (Ns) para mim (Ll) agora e sempre,deixando ele ponto de enlouquecer e se entregar totalmente para mim. Salve Maria Padilha das Almas rainha das sete encruzilhadas!

    ResponderExcluir
  39. Senhor Anjo de Luz, desejo que nesse momento (PPSC) esteja pensando em mim (LEB), que nesse momento o corpo de (PPSC) e sua mente só pense em mim (LEB), que (PPSC) pense nos momentos que passamos juntos, e fique triste por estar longe de mim (LEB), que (PPSC) sinta por mim uma louca paixão, amor, ternura e um grande desejo e ciúmes por mim (LEB), que sinta uma grande necessidade de falar comigo, que me ligue e me procure se declarando e perguntando se estou bem e pedindo para ficar comigo, me chamando para ficar perto dele. Que (PPSC) me ligue ou me procure assim que publicar esta oração.
    Que assim seja, assim será feito e jamais será desfeito.


    Em 10 minutos, após a publicação, a pessoa vai se comunicar com você.

    ResponderExcluir

  40. Maria Padilha das Almas,(PPSC)vai ficar de quatro por mim(LEB)e eu não vou mais sofrer por você (PPSC).
    Pelos poderes de Maria Padilha toda poderosa rainha do cruzeiro das almas e de toda sua falange, eu profetizo que (PPSC) vai ser meu por inteiro,vai pedir para nunca odeixar e pedir para ficar para sempre com ele.(PPSC) não vai aguentar um dia sequer sem falar comigo ( LEB),ele não vai conseguir sair com amigos,nem família sem que ouça minha voz o tempo todo,a todo instante e toda noite. E mesmo distante, minha imagem e meu jeito não sairá de seu pensamento, quase o levando a loucura e com muita necessidade de me ver.
    Eu te chamo (PPSC) perdão reconstrói o perdão refaz. Com o poder de Maria Padilha vão onde (PPSC) estiver agora e que ele comece pensar em mim (LEB)sem parar,a todo momento do seu dia e noite e vai sentir um desejo incontrolável de me ver hoje e sempre, ele tem que me procurar e estar comigo agora. A falange de Maria Padilha soprando meu nome(LEB)em seu ouvido para que você enlouqueça de amor por mim. A falange vai soprar dia e noite, noite e dia até você parar de lutar contra seu amor por mim. (PPSC) que você não tenha paz nem sossego,que lembre de mim (LEB)a todo momento,lembre de minha imagem,de meu sexo,ouça meu nome sem parar onde estiver, neste momento eu te chamo ( PPSC), não terá um momento de paz enquanto não se entregar a mim (LEB)totalmente, a partir de agora você (PPSC) será meu. que venha ardendo de paixão, sedento de desejo e tesão, que esqueça e perdoe o que aconteceu no passado, destrave e se entregue, esqueça as dores de amor, medos, esqueça as dores de amor, medos, esqueça as outras mulheres, família, amigos e tudo o que essas pessoas provocaram em você e se dê uma nova chance de ser feliz ao meu lado (LEB)hoje louco de amor, muito adulto e verdadeiro. Onde você(PPSC) estiver neste instante, estará querendo me abraçar com carinho,amor e com paixão e me querendo como louco. Eu também te quero, então vamos nos unir pelo poder de Maria Padilha das Almas 7x te chamo (PPSC)(PPSC) (PPSC) (PPSC) (PPSC) (PPSC)(PPSC) para que meu nome (LEB) sussurrem em seus ouvidos sem parar. Você(PPSC)esteja preso a mim (LEB), esta preso a mim nos 7 nós e nos 7 guizos das saias de Maria Padilha das Almas de sua falange, que daqui a pouco você me procure cheio de tesão,paixão,saudades,louco para vir agora entregar-se todinho para mim e nunca mais vá embora e iremos ficar juntos. (PPSC) você já é meu e está lembrando de tudo e dos momentos felizes que passou ao meu lado. Já e pelo poder de Maria Padilha das Almas assim seja, assim será, assim está feito e jamais será desfeito...Amém!!!
    Desde já te agradeço minha rainha poderosa,use seus poderes e acione os guias de (PPSC)para auxilio de cura e desbloqueio dessa homem para ele voltar rapidamente para mim(LEB).
    Obrigada minha forte e poderosa Maria Padilha das Almas rainha das Sete Encruzilhadas. Eu creio em ti,confio em ti,Maria Padilha, obrigado por tudo e levarei seu nome aos quatro cantos do mundo para que todos conheçam o teu forte e poderoso poder. Domina esse homem (PPSC) para mim (LEB) agora e sempre,deixando ele a ponto de enlouquecer e se entregar totalmente para mim. Salve Maria Padilha das Almas rainha das sete encruzilhadas!!!

    ResponderExcluir
  41. uau! eu vim aqui achando q ia ser um simples site para eu fazer minha liçao de ensino religioso mas estava enganado, gostei de ficar sabendo mais sobre eles e descobrir q existem linguagens ágafas (eu não sabia oque era isso)

    ResponderExcluir
  42. ESTAVA PENSANDO NO TEMA DE TCC, QUANDO DE REPENTE , MEVEIO A IDEIA DOS POVOS CIGANOS. ESTOU DESLUMBRADA . SERA ESSE O MEU TEMA.

    ResponderExcluir
  43. Fico feliz em saber mais do que já sabia sobre um notável e respeitoso povo que já esta no sangue de muitos sem nem ao menos saberem.

    ResponderExcluir
  44. Essa semana tive a oportunidade de cuidar de uma senhora cigana, sou grata a Deus primeiramente por suas vidas, pois, notei nessa semana que existe algo que as pessoas perderam, respeito, amor pelo proxpró, carinho, união, sensibilidade e principalmente educação. Não sei muito sobre as histórias ciganas mais a minha semana foi especial, pois pude notar que deixam suas vidas, suas casas e carregam suas famílias suportando a dor, compartilhando do amor pelo seu ente querido. Salve o povo cigano digno de meu respeito e admiração, pois não sou nada e nem ninguém melhor do que qualquer um deles. Opchá
    Pois

    ResponderExcluir
  45. Seu texto tem clareza, correção e concisão. Uma agradável fonte de consulta, uma mui interessante aula magna sobre a cultura cigana. Optchá!

    ResponderExcluir
  46. eu sou amante cigano sou vida fraternidade sou luz sou o brilho dos cristas o clarão da lua cheia sou a estrela guia sou o tronco groço de uma arvore frondosa eu sou ccigano.

    ResponderExcluir