A ORIGEM DO POVO CIGANO

Quando se estuda a origem de um povo, sua formação e desenvolvimento como estrutura social, religiosa, econômica, este estudo se baseia fundamentalmente em documentos ou registros escritos, que ao lado de outros elementos como ruínas da arquitetura da época, pinturas, armas, túmulos, recintos que sugerem ter sido usados como sacros, objetos os mais diversos, especialmente de uso doméstico, recompõem toda a narrativa histórica de um conjunto de indivíduos que habitam a mesma região, ficando subordinados às mesmas leis e partilhando dos mesmos hábitos e costumes.

A mais importante fonte de referência, é a narrativa escrita, encontrada em papéis (pergaminhos, papiros, folhas de papel de arroz), documentos, livros, poemas, mapas, inscrições em lugares santos, ou outros locais de devoção considerados sagrados, onde são encontradas marcas de rituais e altares de oferendas aos deuses.

Como o Povo Cigano, não tem até os dias atuais, uma linguagem escrita, fica quase impossível definir sua verdadeira origem. Portanto, tudo o que se disser sobre a origem do Povo Cigano, será baseado em conjecturas, similaridades ou suposições.

A hipótese mais aceita é que o Povo Cigano teve seu berço na civilização da Índia antiga, num tempo que também se supõe, como muito antigo, talvez dois ou três milênios antes de Cristo. Compara-se o sânscrito, que era escrito e falado na Índia (um dos mais antigos idiomas do mundo), com o idioma falado pelos ciganos e encontraram um sem-número de palavras com o mesmo significado.


Outros pontos também colaboram para que esta hipótese seja reforçada, como a tez morena comum aos hindus e ciganos, o gosto por roupas vistosas e coloridas, e princípios religiosos como a crença na reencarnação e na existência de um Deus Pai e Absoluto.

Tanto para os hindus como para os ciganos, a religiosidade é muito forte e norteia muito de seu comportamento, impondo normas e fundamentos importantes, que devem ser respeitados e obedecidos.




Um dos fatores que me chamaram a atenção para essa possível origem do povo cigano e que também reforçou minha conclusão foi o fato de quando viajei pela India, mais precisamente em algumas aldeias do interior do Rajasthan, observei a aparência, costumes e danças nos lugares que passei. Pude perceber a similaridade no modo de se vertir, os trejeitos da dança, os costumes e até mesmo sua aparência física original. Algumas pessoas chegam até a confundí-los com os ciganos.


17 comentários:

  1. ola por que os ciganos no brasil, vivem sujos ,e comdentes de ouro.
    as mulheres ficam na rua pedinho esmola e os homens andando de carro importado .
    é muito estranho né

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você é um Otávio de dizer isso.Isso faz parte da cultura deles.Estar na rua.Viajar,os homens fazerem negócios de carros ou saírem vender objetos.E as mulheres lerem a sorte e tal.
      Vai estudar antes de fazer pergunta.

      Excluir
    2. E você é um Otávio de dizer isso.Isso faz parte da cultura deles.Estar na rua.Viajar,os homens fazerem negócios de carros ou saírem vender objetos.E as mulheres lerem a sorte e tal.
      Vai estudar antes de fazer pergunta.

      Excluir
    3. Nossa! Ele pode ser otário como vc disse, mas vc e bem grosseiro.
      Será que vai responder e ensinar seu filho assim quando lhe fazer alguma pergunta que não sabe?

      Excluir
    4. Bacana Ana Cristina sua abordagem. O povo cigano teve sua origem preservada há mais de dois mil anos e não foram encontrados escritos por eles mesmos. Porém tem muita coisa para estudar. Existe cartomancia, leitura de mãos. Mas o que é dado por Deus de graça também é oferecido de graça. O que não tem nada haver com gente de rua. Tem que estudar.

      Excluir
    5. Elthon Luz vc é realmente bem grosseiro. Assim como o "Paparazzo" citou acima eu tbm já vi pessoas ditas ciganas com estas características que ele relatou no comentário dele, e são bem diferentes dos ciganos que a gente vê fora do país, principalmente em documentários na tv a cabo. Mas enfim, acho q vc poderia ter respondido melhor a pergunta dele, afinal ninguém nasce sabendo e não é vergonha não conhecer as culturas existentes por aí.

      Excluir
  2. Ciganos são originários da região de Arya e fizeram parte da histórica Confederação Média (Medos).sua língua é um dialeto persa (tajique). São arianos como todos do povo curdo.

    A swastika é um dos símbolos de Surya, é um salvo conduto ,quem o porta tem trânsito livre na Ásia.
    Como os curdos que entraram em horda na Europa aos ciganos é permitido viajar por toda terra sem serem limitados por fronteiras

    Cultuam a deusa védica Surya (Shiva), a religião é matriarcal e remonta só período védico.

    Tem por cuidado de sobrevivência aparentarem praticar a religião dos países que os hospeda. Na Ásia são muçulmanos cristãos ortodoxos (católicos) hindus e judeus, no Brasil são católicos (cristãos romanos).

    Não podem casar com estrangeiros só na própria tribo. Casamento entre membros de diferentes tribos não é permitido.

    No Afeganistão e no Paquistão existe lei específica sobre isso.
    Se algum curdo (ciganos são curdos/arianos) foge com com moça de outra tribo é emitida uma fatwua de extermínio contra eles.
    Preservação étnica pq os brancos puros são raros.

    Os hazaras citados no Caçador de Pipas são curdos, arianos por etnia.

    ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Base dados Unesp Marilia Pacheco.S.T
      A temática cigana parte Biblioteconomía, embaixada cigana, Teixeira ( ciganos)
      Santísimo🌹🍀

      Excluir
    2. não consigo identificar essa fonte. Estou em busca da história da Cigana Surya e do cigano josué. quem souber, me conecta, por favor.

      Excluir
  3. ishani
    gostei bastante das informações sobre a origem dos ciganos, mas não encontrei a fonte. De onde você tirou essa pesquisa?
    E os dados sobre a quantidade de ciganos? De onde vem a pesquisa? de que ano?
    Estou fazendo um TCC e gostaria de colocar a referência.
    Você como escritora deve ter esses dados.
    Agradeço MUITO se puder me responder.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Verdade! Está explicada a crise no país mas não me refiro a crise econômica e sim a crise na educação que falta muito mais do que dinheiro. Gente metida a besta é assim quando ninguém pede a opinião se mete onde não é chamado.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. As vezes me pergunto se eles não tem ligação com os judeus que não retornaram ao Jerusalém e ficaram na Babilônia.Pesso perdão se falei bobagens. Mas esse pensamento tem nexo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola vanessa eu sou da cultura cigana portuguesa eu muitas das vezes tambem penso que sim, que viemos de jerusalem . que eramos judeus
      :)

      Excluir
  7. Sabedoria é a base de td.
    Maravilhosos os encinamentos.

    ResponderExcluir